Siga-nos!!

E fique por dentro de todos os fatos e acontecimentos da sua cidade

Geral

Justiça Federal condena morador de Santa Maria por apologia ao nazismo em rede social no RS

Homem foi condenado por crime de racismo após publicação na plataforma X, segundo decisão da Justiça Federal

A Justiça Federal condenou um morador de Santa Maria por crime de racismo após a publicação de conteúdo de apologia ao nazismo na rede social X, antigo Twitter. A decisão foi proferida pela 2ª Vara Federal de Santana do Livramento, sob responsabilidade do juiz federal Lademiro Dors Filho.

Segundo informações divulgadas na terça-feira (27), a ação penal foi ajuizada pelo Ministério Público Federal, que confirmou que a conta utilizada na rede social pertencia ao réu. De acordo com a denúncia, a publicação teve o objetivo de promover discurso discriminatório e ofensivo, com incitação ao ódio contra grupos sociais.

Na postagem, o homem escreveu a frase “Essa é a prova atual e visual que Hitler estava certo”. Para o magistrado, a declaração evidencia preconceito intencional contra grupos que foram vítimas do regime nazista na Alemanha.

A sentença destaca que a autoria e a materialidade do crime foram comprovadas durante o inquérito e no interrogatório do réu. O juiz também considerou que o uso de nome falso na rede social indicou a consciência da gravidade do ato e a tentativa de evitar responsabilização.

A Justiça condenou o réu a dois anos de reclusão e ao pagamento de dez dias-multa. A pena privativa de liberdade foi substituída por penas restritivas de direitos, incluindo prestação de serviços à comunidade, prestação pecuniária e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 20 mil. A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Fonte | Jornal O Sul

Foto | Reprodução

Sentinela24h

About Author

Descubra mais sobre Sentinela 24H

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo