Siga-nos!!

E fique por dentro de todos os fatos e acontecimentos da sua cidade

Geral

TSE nega fraude na apuração e explica pausa na divulgação dos votos

Tribunal afirma que falha de 50 minutos no painel ocorreu por causa do grande fluxo de dados e não afetou a contabilização; área técnica investiga o caso

O Tribunal Superior Eleitoral esclareceu nesta terça-feira (6) que a pausa de 50 minutos na divulgação do resultado da votação para presidente e vice-presidente da República não influenciou na contabilidade dos votos.

No domingo (4), a aba de visualização Brasil do painel do TSE parou de funcionar de forma inesperada às 19h14. Por isso, os votos para presidente e vice-presidente ficaram estacionados. A situação foi normalizada às 20h04.

Segundo o TSE, o problema ocorreu por causa do grande fluxo de dados que chegaram ao sistema simultaneamente. O erro foi apenas na divulgação e não na contabilização dos votos. A Corte destaca que, nas abas dos estados, a quantidade de votos para presidente e vice-presidente continuou aumentando normalmente.

A área técnica do Tribunal investiga o ocorrido para que a falha não se repita no segundo turno, no próximo dia 25.

Apuração dos votos

Após o fechamento das urnas, a apuração segue as seguintes etapas: impressão do boletim da urna em cada seção, que mostra quantos votos foram computados para cada candidato; transmissão do boletim para o centro de processamento de dados da Justiça Eleitoral; divulgação dos boletins de urna na internet para os interessados em refazer a totalização; processamento dos boletins de urna; sustentação de sistemas gerenciais e de acompanhamento; cálculo de totalizações; e geração de arquivos de divulgação dos resultados.

Fonte | Correio do Povo

Foto | Aurimar Silva-TRE-SP

cadupireslima

About Author

Descubra mais sobre Sentinela 24H

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo