Siga-nos!!

E fique por dentro de todos os fatos e acontecimentos da sua cidade

Geral

PT entra na Justiça contra a Veja e chama reportagem de peça eleitoral irresponsável

Polícia Federal afirma que Vorcaro não prestou depoimento com o teor publicado pela revista sobre suposto repasse para filme de Lula

A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara uma ação de direito de resposta contra a revista Veja após a publicação de uma reportagem que aponta o pagamento de R$ 30 milhões para um documentário sobre o petista. A informação foi confirmada com interlocutores da campanha e do Palácio do Planalto.

A reportagem foi classificada pela campanha como peça eleitoral irresponsável. É estarrecedor que, a duas semanas do segundo turno das eleições presidenciais, a revista Veja estampe em sua capa acusações gravíssimas sem apresentar uma única prova, diz trecho da nota.

A Polícia Federal negou nesta sexta-feira (9) que Daniel Vorcaro, do Banco Master, tenha afirmado em depoimento que liberou dinheiro para um filme sobre o presidente Lula em troca de negócios com o governo. A corporação também informou que rejeitou as propostas de delação premiada apresentadas pela defesa do banqueiro e recebeu uma notícia-crime para investigar os fatos relacionados à publicação.

Na nota, a PF afirmou que Vorcaro não prestou depoimento com o teor relatado na matéria, tampouco entregou à instituição anexos, documentos ou informações com o conteúdo descrito.

Advogados da campanha devem se reunir na tarde desta sexta-feira (9) para debater sobre a petição e discutir os caminhos para estancar uma possível crise causada pela reportagem. Na quinta-feira (8), os advogados Marco Aurélio de Carvalho, que preside o Grupo Prerrogativas, e Reinaldo Santos de Almeida acionaram a Polícia Federal para investigar uma suposta articulação de Daniel Vorcaro para favorecer a eleição de Flávio Bolsonaro.

De acordo com a reportagem da Veja, Vorcaro relatou ter destinado R$ 30 milhões em espécie ao Instituto Lula, supostamente para financiar um documentário sobre o presidente. O banqueiro também atribuiu a integrantes do governo federal participação nas articulações para permitir que o Master recebesse investimentos de fundos de previdência. As informações constam de um áudio e de documentos obtidos pela revista, que teriam sido apresentados por Vorcaro durante suas tentativas de firmar um acordo de colaboração com as autoridades.

As declarações são alegações do próprio Vorcaro e não constituem comprovação dos pagamentos ou da participação dos agentes públicos citados. Segundo a Veja, a Procuradoria-Geral da República não deu andamento ao relato apresentado pelo empresário. Lula negou ter solicitado ou recebido vantagens financeiras do banqueiro. O ministro Alexandre Padilha, também mencionado na reportagem, negou qualquer relação com Vorcaro.

O governo também criticou a publicação e afirmou que as instituições de controle atuaram durante a atual gestão para investigar irregularidades no Banco Master, determinar sua liquidação e levar Vorcaro à prisão. A nota questiona ainda a motivação das acusações feitas pelo banqueiro e afirma que Vorcaro tratou pagamentos associados a integrantes do bolsonarismo como patrocínios regulares, enquanto atribuiu práticas criminosas ao PT e ao Executivo federal sem apresentar provas.

Fonte | Jovem Pan
Foto | Reprodução

cadupireslima

About Author

Descubra mais sobre Sentinela 24H

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo