Santana do Livramento e municípios da região podem registrar chuva intensa, granizo e rajadas de vento de até 100 km/h nesta quinta-feira (06)
A Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul está entre as regiões com maior atenção para a passagem de uma frente fria nesta quinta-feira (6). A Defesa Civil do Estado mantém o monitoramento para risco de formação de tornado, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue com aviso de perigo para tempestades.
A previsão indica que as áreas de instabilidade devem atingir primeiro o Oeste, a Campanha e a Fronteira Oeste, incluindo Santana do Livramento, antes de avançarem para as demais regiões do Estado.
Há possibilidade de chuva forte, intensa atividade elétrica, queda de granizo e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, podendo superar essa marca em pontos isolados. Os acumulados de chuva podem chegar a 80 milímetros em algumas localidades.
Segundo os órgãos meteorológicos, o cenário também pode provocar queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e prejuízos em áreas rurais.
Na sexta-feira (7), a frente fria se afasta e uma massa de ar frio começa a avançar sobre o Estado. A chuva perde força ao longo do dia, mas os ventos ainda podem ser intensos em algumas regiões, enquanto as temperaturas entram em declínio.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população evite permanecer sob árvores, não estacione veículos próximos a placas ou torres de transmissão e acompanhe os alertas emitidos pelos órgãos oficiais.
Fonte \ G1
Foto | reprodução/Defesa Civil