Siga-nos!!

E fique por dentro de todos os fatos e acontecimentos da sua cidade

Geral

Mostra fotográfica “Devir Fronteira” chega à Livramento

Exposição será realizada na Casa Cultural Ivo Caggiani, em Santana do Livramento, entre os dias 21 e 28 de novembro, com entrada gratuita

O projeto Devir Fronteira chega à sua etapa final com a realização de mostras fotográficas nas cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera, Uruguaiana e Paso de los Libres, Aceguá e Bagé, além de Chuí e Chuy. As exposições reúnem o resultado do processo criativo desenvolvido por oito fotógrafos participantes do projeto, que ao longo de seis meses exploraram temas como identidade, território e artes visuais a partir das experiências vividas nas zonas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina.

Em Santana do Livramento, a mostra Devir Fronteira acontece na Casa Cultural Ivo Caggiani, de 21 a 28 de novembro, com entrada gratuita. A série de imagens apresentadas ao público fronteiriço foi produzida por meio da técnica de dupla exposição em filme analógico preto e branco, que sobrepõe duas imagens — uma de cada lado da fronteira — em uma mesma fotografia, revelando um território simbólico e imaginário em que os limites se tornam espaço de encontro. As obras, selecionadas pela curadoria do projeto, estarão expostas de forma impressa e digital, projetadas em um vídeo expositivo que também mostra os bastidores do processo.

Idealizado pela fotógrafa Juliana Freitas e realizado pela Borda Fotografia, o Devir Fronteira propôs um percurso formativo e artístico composto por oficinas e mentorias. Os encontros virtuais e presenciais foram conduzidos por profissionais das artes visuais, da fotografia e da produção cultural. “Cada imagem é fruto de um encontro entre fronteiras geográficas, afetivas e simbólicas. O projeto nasce do desejo de transformar esses limites em espaço de criação analógica e diálogo”, resume Juliana.

O Devir Fronteira é um projeto financiado pelo Pró-Cultura RS e realizado pela Borda Fotografia em conjunto com o Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ao contar com verba pública, o projeto devolve à comunidade contrapartidas simbólicas e culturais. Além da formação e da difusão das artes visuais, há também incentivo à economia criativa. Entre os visitantes esperados para a exibição estão estudantes e professores de escolas públicas das cidades participantes, que serão convidados a conhecer as mostras e a ampliar suas percepções sobre o espaço onde vivem.

Outras informações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Borda Fotografia: @borda_fotografia.

cadupireslima

About Author

Descubra mais sobre Sentinela 24H

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo