Siga-nos!!

E fique por dentro de todos os fatos e acontecimentos da sua cidade

Estado Geral Policia

Polícia indiciou seis pessoas por ataques transfóbicos contra diretora do MTG

Comentários preconceituosos ocorreram após homenagem recebida em CTG no município de Mata, em 2019

Seis pessoas foram indiciadas por homofobia e racismo após ataques direcionados à advogada Gabriella Meindrad, diretora de Projetos e Captação de Recursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Gabriella, que já foi secretária-adjunta de Cultura do estado, é uma mulher trans.

Os ataques ocorreram em 2019, depois que ela foi homenageada em um CTG no município de Mata. Comentários preconceituosos foram feitos nas redes sociais, de acordo com a investigação da Polícia Civil.

Entre os indiciados está o influenciador conhecido como Rubão do Pontaço. Procurado, ele disse que não irá se manifestar porque ainda não teve acesso à conclusão do inquérito.

Segundo a delegada Débora Dias, da Delegacia do Idoso e Combate à Intolerância de Santa Maria, houve dificuldades na apuração porque alguns investigados residem em outros estados.

“O indiciamento é por homofobia, dentro da lei de racismo, quando o crime é cometido pelas redes sociais”, afirmou a delegada.

Para Gabriella, a decisão representa um passo importante na luta contra a intolerância.

“O indiciamento destas seis pessoas representa um passo importante contra a LGBTfobia, os discursos de ódio e as ameaças à vida que sofri naquele momento. É fundamental que a sociedade compreenda que ninguém tem o direito de promover o ódio e a violência, especialmente contra pessoas trans, que infelizmente estão no topo das estatísticas de homicídios no Brasil há tantos anos”, disse.

O que diz Gabriella

A mulher publicou a seguinte nota nas redes sociais:

“Recebo com esperança a notícia do indiciamento de seis pessoas por ataques LGBTfóbicos, racistas e ameaças direcionadas a mim em 2019, após uma homenagem recebida em um CTG na cidade de Mata. Esse é um passo fundamental para demonstrar que crimes de ódio nao podem e nao devem ficar impunes.

Destaco o trabalho da Delegacia de Combate à Intolerância de Santa Maria, que, mesmo diante de dificuldades na investigação, conduziu de forma exemplar este processo, possibilitando que agora os responsáveis sejam judicialmente responsabilizados por seus atos. Essa atuação demonstra a importância de termos instituições fortes e comprometidas no enfrentamento à intolerância.

É necessário reforçar que ninguém tem o direito de promover violência e ódio, sobretudo contra pessoas trans, que infelizmente ainda ocupam o topo das estatísticas de homicídios no Brasil. Este caso precisa servir de exemplo, reafirmando que a lei existe para proteger todas as pessoas e que a intolerância não terá espaço em nossa sociedade.

Como advogada e militante, reafirmo meu compromisso em seguir atuando de forma incansável na defesa da igualdade, do respeito e da dignidade, combatendo todo tipo de discriminação e preconceito. Minha luta é pela justiça, pela vida e por um futuro onde possamos viver em segurança e liberdade.

São Vicente do Sul, 30 de setembro de 2025.

Gabriella Meindrad Conselheira de Estado da Cultura

Diretora de Projetos do Movimento Tradicionalista Gaúcho MTG/RS”

Fonte | G1

Foto | Redes Sociais

cadupireslima

About Author

Descubra mais sobre Sentinela 24H

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo