Siga-nos!!

E fique por dentro de todos os fatos e acontecimentos da sua cidade

Estado Geral Policia

Operação prende 20 suspeitos de furtar e desmanchar caminhões no RS

Grupo agia em várias cidades gaúchas, extorquia vítimas e desmontava veículos em menos de 12 horas

A Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar, deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Truck Hunters, contra uma organização criminosa especializada no furto de caminhões e desmanche em escala industrial no Rio Grande do Sul. Foram cumpridas 78 ordens judiciais, incluindo 28 mandados de prisão preventiva e 50 de busca e apreensão, que resultaram em 20 prisões. Armas, drogas e um caminhão foram apreendidos.

As ações ocorreram em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Viamão, Gravataí, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Capão da Canoa, Tramandaí, Portão, Alvorada, Sapucaia do Sul, Mariana Pimentel e Santa Maria.

Segundo as investigações, a quadrilha agia há cerca de dois anos, combinando furtos de caminhões, extorsão de motoristas e empresários do setor e o desmanche rápido dos veículos. Em alguns casos, um caminhão era desmontado em menos de 12 horas, com as peças revendidas em diferentes cidades do estado.

A investigação teve início em setembro de 2023, após denúncias que levaram a polícia a galpões usados como pontos de desmanche. A apuração revelou uma estrutura criminosa altamente organizada, com hierarquia, divisão de funções e contatos em postos de combustíveis para identificar caminhões carregados.

A cadeia de comando era formada por quatro líderes, responsáveis pela coordenação dos furtos, fabricação de ferramentas usadas nos crimes, extorsão das vítimas e controle financeiro. Outros 15 integrantes executavam os furtos, adulteração de peças e distribuição no mercado paralelo.

As vítimas eram pressionadas a pagar entre R$ 5 mil e R$ 100 mil para recuperar seus veículos. Quem não pagava tinha os caminhões desmontados. Mais de 50 ocorrências já foram diretamente vinculadas ao grupo, com dezenas de veículos furtados e centenas de vítimas extorquidas.

O delegado Gabriel Lourenço, da DRFC/Deic, destacou que a organização criminosa representava uma ameaça constante ao setor de transportes gaúcho, pelo alto grau de sofisticação e pelo impacto econômico causado.

Fonte | Polícia Civil

Foto | Reprodução Polícia Civil

cadupireslima

About Author

Descubra mais sobre Sentinela 24H

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo