Ação conjunta visa remover resíduos e vegetação no entorno de obras do projeto Pavimenta; cemitério municipal também recebe força-tarefa de manutenção
A secretaria de Serviços Urbanos de Sant’na do Livramento e o Departamento de Praças e Jardins de Rivera iniciaram, na manhã desta sexta-feira, um mutirão de limpeza e manutenção na linha divisória. A ação conjunta, segundo o secretário de Serviços Urbanos, Julio Motta, ocorre no entorno da área que recebe as obras do projeto Pavimenta e tem como objetivo a remoção de resíduos, a limpeza geral e a poda de árvores.
De acordo com o secretário, a necessidade da intervenção surgiu após a desocupação da faixa de fronteira para a execução das obras, processo que deixou resíduos no local. Motta afirmou que a área também começou a ser utilizada para o descarte irregular de lixo. “É um processo que a gente já vinha se organizando, tentando planejar”, disse.
A força-tarefa é um trabalho conjunto entre a Secretaria de Serviços Urbanos e a Divisão de Parques e Jardins da Intendência de Rivera. “Nada melhor do que a gente seguir o trabalho que vem fazendo em conjunto”, declarou Motta, destacando a importância da cooperação binacional.
O secretário informou que o serviço continuará de forma periódica para manter a área. “É um serviço que a gente pretende dar continuidade”, afirmou.
Limpeza no Cemitério
Questionado sobre a manutenção do Cemitério Público Municipal, Julio Motta explicou que uma “equipe reforçada” está atuando no local. Segundo ele, as ações atendem a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2016, que determina, entre outras coisas, a demolição de algumas galerias.
O secretário reconheceu que a remoção dos escombros resultantes das demolições pode levar alguns dias. “Lamentavelmente, a nossa capacidade de remoção desses escombros não é a mesma da demolição”, ponderou. Ele informou que uma força-tarefa foi realizada nas últimas três semanas para avançar na limpeza geral do local.
Sobre os portões de acesso, Motta esclareceu que eles permanecem fechados por segurança, mas são abertos para a comunidade em datas de maior visitação, como o próximo Dia dos Pais. Para o acesso em dias normais, é necessário solicitar a abertura. Por ora, não há previsão para alterar esse procedimento.