O pai do jogador Neymar Jr disse nesta quinta-feira (21) que uma ajuda financeira ao ex-jogador Daniel Alves é um assunto “não nos compete mais”.

A afirmação foi feita em meio a especulações da imprensa espanhola de que Neymar pai ajudaria Alves a pagar a fiança de 1 milhão de euros imposta pela Justiça espanhola para que ele seja colocado em liberdade provisória.
Em comunicado divulgado em suas redes sociais, o pai de Neymar Jr confirmou ainda que ele pagou uma indenização à vítima de Daniel Alves imposta pela Justiça no ano passado — o pagamento, no valor de 150 mil euros (cerca de R$ 810 mil), foi o fator que fez os juízes na Espanha atenuarem a pena de Daniel Alves.
Em vez de nove anos de prisão, como pedia o Ministério Público espanhol, a Justiça sentenciou quatro anos e seis meses de prisão.
Daniel Alves está preso no presídio de Brians 2, um complexo presidencial a 40 quilômetros de Barcelona, onde Alves tem uma casa.
O brasileiro comprou a residência quando jogava pelo Barcelona. Sua esposa, a modelo espanhola Joana Sanz, vive atualmente na residência, segundo a imprensa espanhola.
A mãe de Daniel Alves, Maria Lucia Alves, celebrou a sentença nas redes sociais e disse que “a vitória chegou”.
Ela também é alvo de um processo que corre na Justiça espanhola por ter divulgado supostas imagens da vítima — desde o início do caso, a juíza responsável proibiu que a identidade da denunciante fosse divulgada por qualquer meio.
Acusação
Daniel Alves foi condenado após os juízes entenderem que ele estuprou uma mulher no banheiro de uma boate de Barcelona, na Espanha, em 30 de dezembro de 2022.
A mulher denunciou o ex-jogador com a ajuda dos funcionários da boate, que ativaram um protocolo da prefeitura local contra casos de abuso sexual e estupro.
Alves foi preso preventivamente em janeiro de 2023, e aguardou na prisão o julgamento, que aconteceu em janeiro de 2024.
Desde o início do processo, Daniel Alves apresentou quatro versões sobre o que aconteceu na boate Sutton. A última foi no julgamento, quando alegou que estava completamente embriagado.
Veja abaixo os diferentes relatos que ele já deu sobre o caso.
- No início de janeiro de 2023, em um vídeo enviado ao canal espanhol Antena 3 depois que o caso veio a público, o jogador negou ter ocorrido relação sexual e disse que sequer conhecia a denunciante. “Nunca vi essa senhora na vida”, afirmou.
- Dias depois, em um primeiro depoimento à polícia, Daniel Alves declarou ter entrado no banheiro junto com a espanhola, mas negou ter havido qualquer relação entre os dois.
- Em 20 de janeiro, convocado a um segundo depoimento em uma delegacia de Barcelona, quando foi preso em flagrante, o jogador Alves alegou que a jovem praticou sexo oral nele, porém de forma consensual. O atleta mudou a versão ao ser confrontado pela polícia com imagens da boate.
- Em 17 de abril de 2023, já preso, Daniel Alves declarou à juíza responsável pelo caso que manteve relações sexuais consensuais com penetração (àquela altura, exames periciais haviam encontrado sêmen do jogador na espanhola). O brasileiro, que era casado com modelo espanhola Joanna Sanz, argumentou ter mentido para ocultar uma relação extraconjugal.
- No dia 7 de janeiro de 2024, durante seu julgamento, ele foi interrogado pela própria advogada. Nesse depoimento, ele chorou e afirmou que bebeu excessivamente naquela noite.
Créditos: G1

