Com mais de 50 freeshops e acesso facilitado, cidade uruguaia atrai brasileiros em busca de eletrônicos, bebidas e eletrodomésticos
Rivera, no Uruguai, localizada na fronteira com Santana do Livramento (RS), é atualmente o principal centro de compras de importados do sul do país. Com mais de 50 freeshops em operação, a cidade oferece grande variedade de produtos, como bebidas, eletrônicos, perfumes e eletrodomésticos, atraindo milhares de turistas brasileiros todos os meses.
A cidade uruguaia, separada apenas por uma rua de Santana do Livramento, permite livre acesso aos brasileiros, o que facilita a movimentação entre os dois lados da fronteira. As lojas aceitam reais, pesos uruguaios e dólares, ampliando a acessibilidade para os consumidores.
Apesar da facilidade de compras, os visitantes devem estar atentos aos limites legais estabelecidos pela Receita Federal brasileira. A cota permitida para compras sem necessidade de declaração é de até US$ 500 por pessoa, além de um limite máximo de 12 litros de bebidas alcoólicas. Valores acima disso exigem declaração e podem gerar cobrança de impostos.
Um dos marcos simbólicos da região é a Praça Internacional, que une as duas cidades e reforça a integração entre os países.
A localização estratégica de Rivera a torna acessível para moradores de diferentes regiões do interior do Rio Grande do Sul. A cidade está a aproximadamente 415 km de Ijuí, 420 km de Santo Ângelo, 375 km de Cruz Alta e 420 km de Panambi, com rotas que passam por cidades como Santa Maria, Santiago e São Luiz Gonzaga.
Fonte | Noroeste Online